Mesa de centro construída com fitas VHS
PAGLIARINI, Geraldo pf; FICANHA, Everaldo M. al; SILVA,
Rafael Fraga da al; ALMEIDA, Mariana de al; SANDOVAL, Cristina al
Universidade Luterana do Brasil
ULBRA, Centro de Tecnologia e Computação, Curso de Design, Disciplina de Eco Design.
PAGLIARINI, Geraldo pf; FICANHA, Everaldo M. al; SILVA,
Rafael Fraga da al; ALMEIDA, Mariana de al; SANDOVAL, Cristina al
Universidade Luterana do Brasil
ULBRA, Centro de Tecnologia e Computação, Curso de Design, Disciplina de Eco Design.
Resumo
O artigo aborda a construção de uma mesa de dentro. A construção é organizada em etapas: pesquisa, recolhimento da matéria prima, montagem e pintura. O artigo relata o resultado da união das partes do método e os procedimentos aplicados para sua construção. A aplicação destes métodos e procedimentos reforça o bom crédito para publicação em fóruns de design.
Palavras-chave: design, desenvolvimento sustentávelAbstract
The article discusses the construction of a table inside. The building is organized into stages: research, collection of raw material, assembly and painting. The paper reports the result of the union of parts of the method and procedures used for its construction. The application of these methods and procedures reinforces the proper credit for publication on design forums.
Keywords: design, Sustainable Development1 - INTRODUÇÃO
Sustentabilidade, palavra esta que já é do conhecimento da maioria da população, que vem sendo, através de vários meios de publicações, noticiários de TV e ações individuais em diversos pontos do estado e do Brasil, vem demonstrando que os recursos naturais do planeta, são finitos, e que, por conta disto, existe uma real necessidade de uma nova forma de desenvolvimento econômico que considere os recursos do meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
O Design, torna-se como uma função, é um meio de materializar e transformar idéias em negócios. É um processo técnico e criativo de materialização de tecnologia, viabilizando a inovação.
O Eco-design tem como objetivo principal projetar, produtos e serviços, priorizando a redução de recursos não renováveis. Na tentativa de minimizar ou eliminar os impactos e manter a qualidade de vida, o eco-design entra como uma ferramenta que substitui produtos e processos, por outros menos nocivos e, acima de tudo, vem sendo considerado como um novo conceito, por utilizar materiais de uso freqüente, com algumas modificações gerando novos produtos, a partir da reutilização, com outras utilidades.
O reuso de objetos é utilizado como uma estratégia de eco-design, que implica na coleta e armazenamento de produtos descartáveis para um aproveitamento posterior, pois para cada projeto de novo produto, existe a necessidade de vários objetos completos que ajudam a compor o todo, desta forma o antigo objeto ou produto, passa a deixar o estatus de lixo ou entulho para se transformar em um outro produto, com outras características, mas que é facilmente reconhecido o objeto inicial, pela sua forma que permanece sem alterações consideráveis a ponto de não ter um reconhecimento de imediato.
Reutilizar um produto mais de uma vez, independentemente se utilizado na mesma função ou não, não é a mesma coisa que reciclagem que consiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, originando um novo produto, servindo apenas como matéria prima. A reutilização não resolve os problemas com seus resíduos, mas da uma contribuição enorme para o eco-design, por aproveitar de outra forma, diminuindo assim a necessidade de nova exploração para produção de novos produtos.
O desenvolvimento depende do consumo de energia e de recursos naturais, mas esta situação tende a ser insustentável, pois é sabido que isto nos leva ao esgotamento dos recursos e o desenvolvimento dos países mais pobres não devem ser o mesmo adotado pelos países industrializados, pois o consumo de recursos naturais entraria em escassez em pouco tempo, é preciso reduzir os níveis de consumo.
O OBJETO 2 - DESENVOLVIMENTO
A mesa de centro para uso em salas residenciais e escritórios comerciais, utiliza na sua composição, um produto que já foi descartado pelo usuário e que não encontra outro fim, a não ser o lixo. Este modelo gera um consumo de vários objetos idênticos, havendo a necessidade de uma coleta expressiva, tendo em vista que fitas no formato VHS, quase não existem mais.
Foi pesquisado através da internet, que localizamos o blog "Coletivo Verde", que publica divulgação de idéias, ações e produtos, uma referência que serviu de modelo para o nosso projeto.
Foi pesquisado através da internet, que localizamos o blog "Coletivo Verde", que publica divulgação de idéias, ações e produtos, uma referência que serviu de modelo para o nosso projeto.
Nosso projeto trata de uma mesa de centro, para salas de residências e escritórios comerciais, produzida totalmente com fitas VHS e quatro rodízios, ela foi pintada de branco com tinta Spray.
O VHS (figura 1), é a sigla para Video Home System. Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC, que foi lançado em 1976, ele era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização. A facilidade de operação e a uma razoável qualidade fizeram com que o sistema se difundisse, com o tempo foram introduzidos gravadores portáteis alimentados por baterias, que acoplados a câmeras, permitiam gravações caseiras em vídeo.
Figura 1: Fita VHS |
O VHS é um dos inúmeros formatos de vídeo existentes, e sua caixa tem 18,7cmX10cmX2,5cm, permite uma gravação com aproximadamente 280 linhas de definição e pode registrar até 6 horas de material em velocidade estendida (baixa velocidade de gravação e reprodução).
3 - MÉTODO
3.1 - Busca
A primeira fase constituiu-se pela busca de fitas VHS, a princípio a equipe achou que a tarefa seria simples, mas o que aconteceu foi exatamente ao contrário, este tipo de fita não é mais considerado lixo, porque simplesmente não existe este modelo de fita em qualquer lugar, há muito tempo que não se fabrica este tipo de mídia, havendo somente poucos exemplares com alguns colecionadores que alimentam uma certa paixão por este tipo de atividade, ou em raros depósitos de materiais de descarte, velhos e sem uso pela grande população das cidades.
Após rodar por todo lado oeste da cidade de canoas, encontramos a quantidade desejada para realização do projeto em uma residência, localizada no bairro Niterói, por indicação do Brique do Baú, locallizado na Av. Getúlio vargas, próximo a Estação Fátima do Trensurb, também em Niterói. Nosso projeto previa a utilização de 92 fitas VHS, para concluir o corpo da mesa de centro.
3.2 - Montagem
Com a utilização da Maquetaria, que dispõem de todos equipamentos necessários e espaço disponível para realização das tarefas, localizada no prédio 29 do Campus ULBRA Canoas, foi dado início a montagem da mesa, esta feita por etapas, pois o projeto prevê 10 camadas de fitas para o corpo, cada camada compreende um número de fitas, que necessitam serem coladas umas as outras.
A primeira fase é a montagem de cada camada (figura 2), no total são dez camadas sobrepostas, cada uma compreende oito fitas coladas, de forma que o desenho possibilitasse um novo formato, utilizando apenas a inversão de uma das camadas.
Figura 2: Esquema da montagem |
As fitas foram coladas utilizando pequenos pedaços de fitas dupla-face, para fixação permanente, 3M VHB (A Sigla VHB, em português, significa uma fixação muito alta. Isso se deve as propriedades químicas da fita, que devido a essa composição, atribui a essa fita dupla-face de espuma uma fixação extremamente forte.) nas partes de contato, como mostra a imagem (figuras 3 e 4), com os pontos vermelhos que indicam a área onde são unidas as fitas.
Este processo de montagem das camadas, levou cerca de seis horas para sua conclusão, entre cortar os pedaços de fita adesiva 3M, retirar a proteção de um dos lados da mesma e colar em uma das faces das fitas VHS (figura 5), para em seguida retirar a proteção da outra face da fita 3M e colar em outra fita VHS (figura 6).
Após a conclusão de mostagem das dez camadas, iniciou-se a segunda etapa, a união das camadas que são sobrepostas umas as outras, invertendo um dos lados (figuras 6 e 7) para montagem correta, de acordo com o projeto inicial, sendo cinco para o lado esquerdo e cinco para o lado direito, formando uma espécie de grade.
Após a fixação das camadas, foi realizado o desenho do contorno da base, em um pedaço de lâmina de Eucadur de 2,5mm (figura 8), considerado apara de outro projeto, para garantir maior sustentação a mesa, e também fornecer apoio a fixação das quatro rodas, que foram parafusadas nesta base, após sua fixação, na parte inferior da mesa (figura 9).
3.3 - Pintura
A pintura foi realizada (figuras 10, 11 E 12) com tinta Spray na cor branca, especial para pintura de superfícies produzidas em polímero, foram necessárias três demãos de pintura, utilizando uma lata inteira de 360ml. Apesar de nenhum dos componentes do grupo possuirem habilidade para a pintura, foi seguido as regras impressas na superfície da lata, orientando o modo correto de utilização.
3.4 - Aplicação de rodízios
Os rodízios (Rodinha de pé de leito, de piano, de sofá, etc.) são do mesmo tipo utilizado para a fabricação de móveis para escritório, ela compreende uma base metálica com uma haste que apóia o rolamento (figura 13). Esta haste possui quatro aberturas, que auxiliam sua fixação no móvel, utilizando quatro parafusos.
3.5 - Produto final
Após a realização da pesquisa, coleta de material para o reuso e montagem do projeto, surge um novo produto produzido basicamente por fitas VHS, fita adesiva dupla face 3M, quatro rodízios e uma lata de tinta spray na cor branca, surge o resultado final, uma mesa de centro, para utilização em salas de escritório ou residências.
4 - CONCLUSÃO
Produzir uma mesa de centro, utilizando como matéria prima um produto que já foi descartado necessita de empenho e pesquisa, ao escolher o produto que vai serviu como base para este projeto, foi necessária a escolha de um material do qual tivéssemos a possibilidade de confeccionar um produto que facilmente se adaptasse ao formato do material descartado, no caso, as fitas VHS. Porem, existem também outras necessidades das quais foi preciso analisar, como: de que forma seria feita a colagem das fitas VHS, necessitávamos de uma base firme e que resistisse ao peso das fitas, esta mesma superfície que deveria ter o formato da mesa para que pudéssemos fazer a fixação das rodas. A pintura entra como toque final, escolhida na cor branca, assim definindo a cor deste novo produto.
A reutilização de um produto, seja na mesma função ou não, não é uma reciclagem que consiste na transformação em matéria prima. A reutilização é uma outra forma de aproveitamento do produto, sem a necessidade de transformação, mas não resolve os problemas com seus resíduos.
O desenvolvimento depende do consumo de energia e de recursos naturais, sendo uma situação insustentável, pois o consumo de recursos naturais entraria em escassez em pouco tempo, é preciso urgentemente reduzir estes níveis. O reuso de objetos é utilizado como uma estratégia de eco design, que implica na coleta e armazenamento de produtos descartáveis para um aproveitamento posterior, desta forma o antigo objeto ou produto, passa a deixar o status de lixo ou entulho para se transformar em um novo produto, sem deixar vestígios do funcionamento anterior do mesmo.
O Eco design tem como objetivo principal projetar, produtos e serviços, priorizando a redução de recursos não renováveis. O Eco design entra como uma ferramenta que substitui produtos e processos, por outros menos nocivos, gerando novos produtos, a partir da reutilização, com outras utilidades. Os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vem sendo utilizados constantemente nos últimos tempos, e pela sua ampla divulgação podemos perceber que os recursos naturais do planeta são finitos e que, por conta disto, existe uma real necessidade de uma nova forma de desenvolvimento econômico que considere os recursos do meio ambiente. O Design, que é um meio de materializar e transformar idéias em negócios, um processo técnico e criativo de materialização de tecnologia, viabilizando a inovação, torna-se aliado à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e é daí que surge o Eco design.
Produzindo esta mesa, percebemos que sim, é possível fazer Design com materiais que anteriormente seriam descartados, também serviu para que fosse desmistificada a idéia de que tudo que é produzido com matéria reciclada é “feio”, constatamos, que é ao contrário, dá pra se fazer produtos úteis e ao mesmo tempo agradáveis aos olhos, ajudando o meio ambiente e criando soluções.
5 - REFERÊNCIAS
Fuad-Luke, Alastair, EcoDesign, The sourcebook. 2002. Ed. chronicle books, San Francisco, Califórnia.
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/AplicacoesIndustriais/Home/ProdutosSolucoes/SolFiltrMercIndustriais/Fitas/FitasVHB/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Video_Home_System
http://www.eucatex.com.br/
http://www.gerenciamentoeconomico.com.br/economia/sustentabilidade/
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
http://webmail.faac.unesp.br/~paula/Paula/funcao.pdf
http://paginas.fe.up.pt/~jotace/gtresiduos/recic.htm
"Eucadur: Com face superior lisa e face inferior corrugada, o Eucadur é uma chapa dura de fibras de eucalipto indicada para a fabricação de móveis residenciais e de escritórios; aplicação em fundos de móveis e gavetas."
Figura 8: A base de Eucadur |
Figura 9: A base fixada as fitas |
A pintura foi realizada (figuras 10, 11 E 12) com tinta Spray na cor branca, especial para pintura de superfícies produzidas em polímero, foram necessárias três demãos de pintura, utilizando uma lata inteira de 360ml. Apesar de nenhum dos componentes do grupo possuirem habilidade para a pintura, foi seguido as regras impressas na superfície da lata, orientando o modo correto de utilização.
Figura 10: Pintura com tinta spray |
Figura 11: Primeira demão |
Figura 12: Pintura completa |
3.4 - Aplicação de rodízios
Os rodízios (Rodinha de pé de leito, de piano, de sofá, etc.) são do mesmo tipo utilizado para a fabricação de móveis para escritório, ela compreende uma base metálica com uma haste que apóia o rolamento (figura 13). Esta haste possui quatro aberturas, que auxiliam sua fixação no móvel, utilizando quatro parafusos.
Figura 13: Rodízio |
Após a realização da pesquisa, coleta de material para o reuso e montagem do projeto, surge um novo produto produzido basicamente por fitas VHS, fita adesiva dupla face 3M, quatro rodízios e uma lata de tinta spray na cor branca, surge o resultado final, uma mesa de centro, para utilização em salas de escritório ou residências.
Figura 99: Apresentação do novo produto por Rafael, Mariana, Cristina e Everaldo |
4 - CONCLUSÃO
Produzir uma mesa de centro, utilizando como matéria prima um produto que já foi descartado necessita de empenho e pesquisa, ao escolher o produto que vai serviu como base para este projeto, foi necessária a escolha de um material do qual tivéssemos a possibilidade de confeccionar um produto que facilmente se adaptasse ao formato do material descartado, no caso, as fitas VHS. Porem, existem também outras necessidades das quais foi preciso analisar, como: de que forma seria feita a colagem das fitas VHS, necessitávamos de uma base firme e que resistisse ao peso das fitas, esta mesma superfície que deveria ter o formato da mesa para que pudéssemos fazer a fixação das rodas. A pintura entra como toque final, escolhida na cor branca, assim definindo a cor deste novo produto.
A reutilização de um produto, seja na mesma função ou não, não é uma reciclagem que consiste na transformação em matéria prima. A reutilização é uma outra forma de aproveitamento do produto, sem a necessidade de transformação, mas não resolve os problemas com seus resíduos.
O desenvolvimento depende do consumo de energia e de recursos naturais, sendo uma situação insustentável, pois o consumo de recursos naturais entraria em escassez em pouco tempo, é preciso urgentemente reduzir estes níveis. O reuso de objetos é utilizado como uma estratégia de eco design, que implica na coleta e armazenamento de produtos descartáveis para um aproveitamento posterior, desta forma o antigo objeto ou produto, passa a deixar o status de lixo ou entulho para se transformar em um novo produto, sem deixar vestígios do funcionamento anterior do mesmo.
O Eco design tem como objetivo principal projetar, produtos e serviços, priorizando a redução de recursos não renováveis. O Eco design entra como uma ferramenta que substitui produtos e processos, por outros menos nocivos, gerando novos produtos, a partir da reutilização, com outras utilidades. Os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vem sendo utilizados constantemente nos últimos tempos, e pela sua ampla divulgação podemos perceber que os recursos naturais do planeta são finitos e que, por conta disto, existe uma real necessidade de uma nova forma de desenvolvimento econômico que considere os recursos do meio ambiente. O Design, que é um meio de materializar e transformar idéias em negócios, um processo técnico e criativo de materialização de tecnologia, viabilizando a inovação, torna-se aliado à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e é daí que surge o Eco design.
Produzindo esta mesa, percebemos que sim, é possível fazer Design com materiais que anteriormente seriam descartados, também serviu para que fosse desmistificada a idéia de que tudo que é produzido com matéria reciclada é “feio”, constatamos, que é ao contrário, dá pra se fazer produtos úteis e ao mesmo tempo agradáveis aos olhos, ajudando o meio ambiente e criando soluções.
5 - REFERÊNCIAS
Fuad-Luke, Alastair, EcoDesign, The sourcebook. 2002. Ed. chronicle books, San Francisco, Califórnia.
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/AplicacoesIndustriais/Home/ProdutosSolucoes/SolFiltrMercIndustriais/Fitas/FitasVHB/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Video_Home_System
http://www.eucatex.com.br/
http://www.gerenciamentoeconomico.com.br/economia/sustentabilidade/
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
http://webmail.faac.unesp.br/~paula/Paula/funcao.pdf
http://paginas.fe.up.pt/~jotace/gtresiduos/recic.htm