O design gráfico é uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais, intrinsecamente ligadas a referências básicas da psicologia e percepção visual. Podemos ainda entendê-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, trabalha-se o relacionamento entre "imagem" e texto.
Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo designer visual especializado em design gráfico, que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos de comunicação, e que resulta, mais concretamente, nas seguintes aplicações:
- identidade corporativa (branding);
- design de embalagem (ou packaging design);
- design editorial;
- sinalética (ou sinalização);
- tipografia.
O designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. O designer gráfico tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa extensa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional.
Anúncio para revista Beco |