terça-feira, 25 de junho de 2013

Especialista mostra os pecados ao escolher o nome de uma empresa

Ao criar a identificação de um produto ou da companhia, é preciso fugir do "achismo", diz Guilherme Sebastiany, especialista em marcas. Ele recomenda que o empresário mostre opções para potenciais consumidores e peça que eles indiquem que impressão elas passam: algo mais jovem ou mais maduro, por exemplo.

Seguir o encantamento

Não escolha algo que o encante. Você pode não fazer parte do seu público-alvo, que é quem tem de ver valor na sua marca. Essa escolha emocional pode atrapalhá-lo ao tomar uma decisão sobre o tem.

Buscar uma tradução

Muita gente se preocupa com o significado da palavra em outra língua, mas isso é secundário se você não quiser atingir o mercado internacional. No dia a dia da empresa, isso não tem impacto nenhum.

Olhar só o tamanho

Existe o mito de que o nome da empresa tem de ser curto para ser mais fácil de lembrar. Isso pode levar a uma identificação com poucas letras, mas banal e sem diferencial para o consumidor.

Preocupar-se com o '.com'

É comum que as pessoas se estressem para verificar se os domínios '.com' ou '.com.br' estão disponíveis para o nome escolhido. Mais importante é avaliar se a marca será bem visível no Google.

Fonte: http://www.folha.com.br/no1295394